25/04/2020|

A APC – Associação Portuguesa de Criminologia em resposta à solicitação da APE D. Pedro IV – Mindelo, Associação de pais e encarregados de educação da escola D. Pedro IV em Mindelo, que em colaboração com a FAPCONDE – Federação das Associações de Pais do Concelho de Vila do Conde iniciou uma campanha de angariação de equipamentos tecnológicos “All In” para poder distribuir por alunos carenciados destes equipamentos, vem por este meio informar que imediatamente abraçou esta nobre causa. Contactando o Dr. José Lourenço, Conselheiro do Benemérito Cônsul de Portugal em Palm Coast, Flórida, Prof. Dr. Caesar DePaço – membro do Conselho Consultivo desta Associação, que contribuiu para a aquisição de 60 tablets com teclado para serem distribuídos pela suprarreferida Associação no Agrupamento de escolas D. Pedro IV, aos alunos do 2º e 3º ciclo, apesar das dificuldades atuais por falta de stock.

É de salientar que a APC sentiu-se na obrigação social de se associar a esta causa, considerando que um dos melhores métodos para combater a criminalidade passa, primordialmente, pela aposta numa melhor educação e, desta feita, abraçou o pedido efetuado por outra associação da área geográfica onde a APC sita, pelo que não poderia deixar de colaborar, por forma a diminuir uma das lacunas do Ensino atualmente sentidas.

Lamentamos que estas responsabilidades não sejam assumidas atempadamente, pelas demais entidades públicas, nomeadamente a Câmara Municipal local, de forma a minimizar os prejuízos na educação dos mais desfavorecidos, pois o direito à Educação encontra-se consagrado pelo artº. 73 da CRP (Constituição da República Portuguesa), a par com a garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

Refira-se, portanto, que outras entidades públicas e de proximidade não sentiram a mesma obrigação social que a APC, em tempos de Emergência Nacional devido à pandemia do “COVID-19”, e como tal, esta Associação vem manifestar incompreensão face à ausência de apoio destas crianças/jovens, que poderão contribuir no futuro para o desenvolvimento e progresso de Portugal.

Desta forma, APC- Associação Portuguesa de Criminologia manifesta e reafirma o seu profundo reconhecimento pela filantropia do benemérito Cônsul de Portugal em Palm Coast, Flórida, Prof. Dr. Caesar DePaço, que mais do que uma vez se associou a uma causa mui nobre.

“Em prol da Justiça, dos Criminólogos e da Criminologia”

O Presidente,
Miguel Silva

 

> Ver artigo original