20/11/2017|

Caros compatriotas,

​A maioria das Portuguesas e dos Portugueses que vivem nos Estados Unidos da América, celebram as datas comemorativas do país, é assim com o Dia da Independência, com o Halloween, com o Natal e com muitas outras datas festivas, muito em particular com o Thanksgiving.

​Os portugueses são um povo de grande determinação e sem medo da transformação, aliado de uma grande exigência de sobrevivência, os portugueses que chegam aos Estados Unidos da América, não tem medo da envolvência, de uma outra cultura e de outros costumes.

​As Portuguesas e os Portugueses que residem neste país, sempre souberam fazer o seu melhor para um convívio étnico-social e cultural pacífico, que são as bases da essência da Nação Americana.

​Soubemos interiorizar as inúmeras datas festivas que fazem parte do calendário nacional e soubemos adicionar o melhor da nossa própria cultura Lusitana, e com isso, formatamos alicerces que nos permitem viver numa nova sociedade, que nos acolheu, onde trabalhamos, criamos os nosso filhos, criamos raizes, reformulamos conceitos, rompemos barreiras e crescemos juntos culturalmente.

​O Thanksgiving, o Dia de Acção de Graças, é, e deve ser também para nós expatriados, o dia do agradecimento ao país que escolhemos para viver e trabalhar.

​Neste Dia de Acção de Graças celebramos e recordamos os tempos difíceis da agricultura norte-americana, que ocorreu no ano de 1620, quando os chamados “Colonizadores” da pequena vila de Plymouth em Massachusetts agradeceram a Deus pela abundate colheita desse ano.
​Os habitantes dessa pequena localidade da Nova Englaterra, celebraram o esforço do seu trabalho com a tribo Wampanoag – um povo que compartilhou o seu conhecimento vital da terra nos meses difíceis que antecederam as fracas colheitas agriculas desse ano. ​

​Quando o presidente George Washington declarou o primeiro Dia de Acção de Graças da democracia norte-americana, ele pediu ao Criador, paz, união e força para enfrentar os desafios do futuro.

​E quando o país viveu momentos de ódio, confrontos e guerra civil, o presidente Abraham Lincoln lembrou, que os Estados Unidos eram, na essência, uma grande nação, que se manifesta pelo vínculo existente entre todos os seus habitantes, que poderiam ser dobrados, mas nunca quebrados.

​Estas expressões de unidade nacional ainda hoje fazem sentido, seja por causa das contribuições que as gerações dos nativos americanos deram ao país, ou pela União, pela qual os pais do país lutaram tão corajosamente para preservar a paz e a providência que reúne todas as famílias neste dia.
​Muitos anos depois da primeira celebração, o Dia de Acção de Graças foi oficializado no ano de 1863 como um feriado nacional.

​Até então, a data era comemorada apenas em alguns Estados como Virgínia, Massachusetts e Nova Iorque, mas após o decreto do presidente Abraham Lincoln, ficou determinado que na última quinta-feira do mês de Novembro seria celebrado o Dia Nacional de Acção de Graças.

​Ao refletirmos sobre a orgulhosa herança Americana, agradecemos àqueles que a honraram, retribuindo.

​Neste Dia de Acção de Graças, milhões de homens e mulheres, milhares de Portuguesas e Portugueses sozinhos, sentam-se para uma refeição longe dos seus entes queridos e do conforto de seus lares.
​Para eles vai o nosso pensamento.

​Como Cônsul Ad Honorem de Portugal na Florida, representante do Governo Português neste estado, desejo lembrar nesta ocasião, os muitos soldados Luso-Americanos, que nas primeiras fileiras dos vários ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos da América, defendem Paz e combatem actos de crueldade e maldavez.

​Devemos por isso agradecer-lhes pela coragem e pelos muitos sacrifícios pessoais e familiares.

​Também devemos demonstrar o nosso agradecimento às muitas portuguesas e portugueses que trabalham em prol das suas comunidades, assegurando que muitos de nós, possam ter uma refeição quente e um lugar onde ficar nas noites frias do inverno que se aproxima.

​São estas acções de solidariedade que refletem a nossa crença na União entre todos os Homens e Mulheres.

​Porque somos defensores da Paz e da Concórdia e porque continuamos a reafirmar-nos como um povo que procura no seu íntimo mais profundo, a Paz que nos torna mais amigos, mais humanos, mais solidários, e mais fortes no sentimento de unidade que nos une uns aos outros.

​No Dia de Acção de Graças, Portuguesas, Portugueses e Luso-americanos em todos os lugares, devem reunir-se com os seus familiares e amigos para celebrar as alegrias e as bênçãos do último ano.

​Este é o momento de fazermos um balanço das nossas vidas, da bondade que compartilhamos, agradecidos pela abundância que Deus nos concedeu e que enriquece as nossas vidas.

​Nesta data muitos de nós fazem uma pausa nas suas actividades profissionais e pessoais, para darem a mão aos mais necessitados, é aqui, que enaltecemos o nosso espírito de compaixão e responsabilidade mútua, que nos distingue como povo desde os primórdios da nossa nacionalidade.

​No Dia de Acção de Graças, pessoas de todas as origens reúnem-se para celebrar esta tradição americana, gratos pelas bênçãos da família, da comunidade e do país.

​Vamos passar este dia encorajando todos aqueles que amamos, consciêntes das graças que nos foram concedidas por Deus e por todos aqueles que tornam a nossa vida mais rica, com sua presença.

​Encorajo todas as famílias Portuguesas residentes no Estado da Florida nos Estados Unidos da América, a reunirem-se, nas suas casas, locais de oração, centros comunitários, clubes, associações ou outros locais de encontro e amizade.

​Façam e celebrem a festa do agradecimento junto dos vossos familiares e amigos, mesmo longe, hoje as plataformas digitais de comunicação dão-nos a oportunidade de falarmos e contactarmos os que amamos.

​Uma mensagem, um pequeno telefonema ou uma video-chamada, podem fazer a diferença – fortalecer amizades e reconciliar amigos e familiares.

​Que hoje possamos agradecer por tudo o que recebemos no último ano, expressando o nosso carinho por aqueles cujas as vidas enriquecem a nossa própria vida e partilhemos a nossa alegria com os demais.

​A todos desejo um Dia de Acção de Graças, cheio de Paz, Amor e Solidariedade, que as mesas festivas e ricas em alimento, aqueçam o nosso coração, e façamos com que outros menos afortunados, possam também disfrutar do calor das nossas acções.

Muito obrigado e bem hajam!

Caesar DePaço
Cônsul Ad Honorem de Portugal