24/08/2015|

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, realiza no próximo dia 26 de Agosto, quarta-feira, uma visita oficial a Palm Coast, no estado norte-americano da Florida. A deslocação do membro do governo português surge na sequência do convite do Cônsul Ad Honorem de Portugal em Palm Coast, Caesar DePaço, que nesta mesma data realizará a Inauguração oficial do Consulado Honorário, em funcionamento desde 1 de Abril de 2015.

Na agenda do dia, além da visita às instalações e inauguração do Consulado, constará também um Encontro com Empresários e Políticos representantes dos países, que se reunirão durante um almoço oferecido pelo Cônsul Ad Honorem em Palm Coast, onde estarão também presentes mais de meia centena de convidados da vida luso-americana, e que decorrerá no Salão Nobre do Portuguese-American Cultural Center, em Palm Coast.
Esta é a primeira visita de um membro do governo português a Palm Coast, desde que o Consulado abriu portas ao público, e após o encerramento do Consulado de Orlando.

O estado da Florida tem, de acordo com as mais recentes estatísticas do US Census Bureau, cerca de 70 mil portugueses. Palm Coast, com aproximadamente 1.700 habitantes lusos, é o centro urbano no “Sunshine State” com maior percentagem de população nessa fasquia sócio-demográfica.
A presença portuguesa no estado tem-se acentuado nas últimas décadas, existindo hoje associações e movimentos luso-americanos activos em cidades como West Palm Beach, Fort Lauderdale, St. Petersburg, Port St. Lucie, Flórida, Palm Bay, Cape Coral, Orlando e outras.