Foi com enorme honra que o Consulado de Palm Coast recebeu uma Litografia do quadro do pintor Domingos Rebelo. A obra, intitulada de “Os Emigrantes”, foi oferecida pelo casal Laudelino Vieira e Graça Vieira, dois empresários portugueses residentes em Palm Coast.
Domingos Rebelo (1891-1975) nasceu em Ponta Delgada, frequentando, em Paris, a partir de 1907, a Academia Julian.
Em Portugal, participou na primeira Exposição de Arte Livre, realizada em Lisboa, em 1911, com a pintura intitulada “Velha Açoreana”, o que marca uma aproximação à realidade de origem, apesar da tendência modernizante desta exposição.
Em 1913, regressa a S. Miguel, participando em várias exposições locais e colaborando na organização da Secção de Arte do Museu de Ponta Delgada. Nessa época são essencialmente os retratos e as paisagens as temáticas desenvolvidas, visualizando-se nestas obras alguma modernidade, não só nas cores como no traço.
Em carta de 14 de Dezembro de 1923, revelou ao Poeta Armando Côrtes-Rodrigues o propósito de manter o carácter regionalista na sua pintura.
Apesar de “Os Emigrantes”, de 1926, se integrar no ideário do Regionalismo, esta pintura tem a particularidade de ser a representação de um fenómeno social, apresentando-se como aglutinadora de um conceito de “Açorianidade”, analisado na época pelo investigador Luís Ribeiro. Para reforçar a temática central, o artista regista nesta obra o trajo popular e os elementos identificativos do local de partida, nomeadamente o antigo cais da Alfândega, antes da construção da Avenida Marginal de Ponta Delgada, juntando nesta composição elementos culturais de raízes profundas, como a viola da terra e o registo do Senhor Santo Cristo.
A figura de chapéu, que se encontra do lado esquerdo, denota a consciência social do artista.
A obra encontra-se exposta nas instalações do consulado.
O Consulado de Palm Coast agradece a oferta e amabilidade do casal Vieira.