Caros conterrâneos;
É com muita alegria que mais uma vez me dirijo às famílias portuguesas neste final de 2017 e início deste Novo Ano.
Quero saudar todas as Portuguesas e Portugueses residentes nos Estados Unidos da América, muito em particular, todos os que vivem no estado da Florida e dirigir-lhes votos de felicidades para 2018.
Este é um tempo de esperança. A esperança que nos deve unir na procura e na partilha dos melhores caminhos para o futuro individual e colectivo, para o futuro das Comunidades e para o futuro de Portugal.
É meu entendimento, que cada um deve receber o Ano de 2018 com alegria, satisfação no coração e abraçar o futuro com optimismo.
As Comunidades da Diáspora, devem estar juntas e interessadas na solução das diversas matérias que a todos afecta, porque só com um esforço colectivo podemos alcançar o progresso, o bem-estar e a justiça que todos desejamos.
Devemos entrar em 2018 com enorme entusiasmo, mas devemos ter sempre lugar para um olhar atento para o sofrimento dos mais vulneráveis, dos doentes, das crianças sem pai e sem mãe, das vítimas de todos os tipos de violência, para as pessoas com dificuldades fisicas e mentais, para a solidão dos idosos, para a angústia dos que não têm emprego, nem casa.
Diz a sabedoria popular, que – “Depois da tempestade vem a bonança ! “
É por isso que devemos manter a esperança!
O começar um Novo Ano deve e pode ser um recomeçar de novo, um renovar de sentimentos, de ideais, de estratégias e a concretização de projectos pessoais e familiares. E é bom que assim seja!
Desde o início das minhas funções como Cônsul Ad Honorem de Portugal na Florida, que me tenho empenhado na diplomacia dos afectos, para que a Comunidade esteja mais unida, seja mais justa, mais solidária e mais inclusiva.
É verdade que cada um de nós faz o seu destino, é por isso que cada um de nós é especial, e nenhum de nós é igual a mais ninguém. Por isso tenho confiança no futuro, porque acredito nas pessoas, na nossa força, na nossa vontade de vencer e na nossa capacidade de inovar e transformar.
No ano que agora começa, tenho a certeza que iremos ter sinais de um tempo melhor.
Desejo a todas as Portuguesas e Portugueses e às suas famílias um Feliz e Próspero Ano Novo.
Caesar DePaço
Cônsul Ad Honorem de Portugal