O Cônsul Honorário de Portugal na Flórida, Caesar de Paço, apadrinhou no passado dia 10 de Maio uma viatura de combate a incêndios em Alvaiázere. Um donativo daquele diplomata, no montante de 15 mil euros, permitiu a recuperação do carro-tanque daquele corpo de bombeiros.
“A necessidade para esta ajuda chegou ao conheci- mento do Dr. Caesar de Paço pela deputada à Assembleia da República Teresa Morais, que alertou para as dificuldades por que passam os bombeiros em Portugal”, disse ao Luso- Americano Maria João Ávila, antiga deputada (PSD) pelo Círculo Fora da Europa e actualmente asses- sora do cônsul.
Maria João Ávila, adiantou ainda ao nosso jornal que “o Dr. Caesar de Paço fez mais um donativo para os bombeiros comprarem o que for necessário”.
Anteriormente, Caesar de Paço já tinha ajudado os Bombeiros de Carnaxide, a quem em Janeiro deste ano fez os seguintes donativos: 1.000 euros para aquisição de fardamento, 15.000 euros para reparação de um tanque de grande capacida- de, e 10.000 euros para aquisição de um monitor desfibrilhador para ambulância de socorro.
Conhecido não apenas pelo seu sucesso profissional mas também pelo seu amor a Portugal e pela sua filantropia, Caesar de Paço nunca fica alheio às necessidades do seu semelhante e contribui frequentemente para as minorar.
Nos Estados Unidos são sobejamente conhecidas as suas ofertas de dezenas de cães às unidades K9 a muitos departamentos de polícia na Flórida e em New Jersey, bem como o pagamento de tratamentos médicos, cifrado em dezenas de milhar de dólares.
Quando em 2017 Portugal sofreu devastadores incêndios, que fizeram mais de uma centena de vítimas, Caesar de Paço também contribuiu com mantimentos e milhares de euros que ajudaram os bombeiros a consertar viaturas que ficaram danificadas durante o combate aos fogos.
Caesar de Paço é natural da Madalena do Pico, Açores, e é o proprietário da empresa de nutracêuticos Summit Nutritionals International, Inc., que actualmente emprega mais de uma centena de pessoas. Tem sedes no Líbano e em New Jersey, mas é a partir de Cascais que controla as exportações para todo o mundo.
Em reconhecimento do seu gesto filantrópico, aquele departamento de bombeiros homenageou o Cônsul Caesar de Paço, a deputada Teresa Morais e Maria João Ávila com a distinção de Sócios Honorários dos Bombeiros de Alvaiázere.