A comunidade luso-americana vai homenagear o cante alentejano durante as comemorações do Dia de Portugal em cidades de Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América, com atuações do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (Serpa).
A homenagem é promovida pelo Consulado Geral de Portugal em Newark e pela Câmara de Serpa em parceria com as comissões locais das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, e os clubes portugueses da região de Nova Jérsia.
Segundo os promotores, no âmbito da homenagem, no sábado, o rancho vai abrir o concerto do Dia de Portugal no principal centro cultural de Nova Jérsia, o New Jersey Performing Arts Center, e atuar junto ao edifício sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.
O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São irá também atuar durante as comemorações populares do Dia de Portugal nas cidades de Elizabeth, no domingo, Perth Amboy, no dia 12, e Newark, nos dias 12, 13 e 14.
A homenagem inclui ainda atuações do rancho em “noites alentejanas” no Clube Português de Long Branch, na segunda-feira, e no Sport Clube Português de Newark, na terça-feira.
A homenagem ao cante alentejano é apoiada pela secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Instituto Camões, Agência de Promoção Turística do Alentejo e por um conjunto de entidades, individualidades e empresas portuguesas, luso-americanas e americanas.
O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado, a 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, no concelho de Serpa, no distrito de Beja, no Alentejo, foi fundado em abril de 1986 e é constituído por 30 elementos, os quais atuam com traje domingueiro ou de casamento que era típico na região nas primeiras décadas do século XX.