O Consulado de Portugal em Palm Coast, na Florida (EUA) abre oficialmente as portas ao público amanhã (dia 1 de abril). César Do Paço será o novo Cônsul Ad Honorem em Palm Coast. Oriundo dos Açores e residente nos Estados Unidos há 23 anos, é empresário de carreira, liderando os destinos de uma multinacional na área da indústria das matérias-primas nutricionais.
Numa nota enviada à PORT.COM, a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas afirma que esta nova estrutura, que está aberta ao público todos os dias úteis entre 9H00 e 13hH00, ocupa o terceiro andar do edifício Chiumento, em Palm Coast, e substituirá a representação que Portugal tinha em Orlando.
“Orlando vinha a mostrar-se uma localização limitada. Palm Coast tem muitas vantagens, desde já porque se encontra numa região com uma concentração portuguesa mais forte”, explica José Cesário.
Palm Coast vai ainda assegurar, conforme previsto no Regulamento Consular, a defesa dos direitos e interesses legítimos do Estado e dos seus nacionais na área de jurisdição, em coordenação com a Embaixada portuguesa nos EUA, assim como praticar actos de registo civil e notariado, emissão de cartões do cidadão e documentos de viagem, assim como operações de recenseamento eleitoral.
“Um funcionário do Estado vai ficar equipado com uma máquina, que vai passar a fazer os cartões de cidadão, vai fazer os registos, tal como são feitos em Newark ou Nova Iorque, e poderá deslocar-se com esse equipamento a outros pontos da Florida”, conclui o secretário de Estado das Comunidades.
Fonte da secretaria de Estado disse ainda que está a ser estudada a possibilidade de instalar uma estrutura semelhante no sul da Florida, embora não existam ainda datas e localizações definitivas.
Além da embaixada em Washington, Portugal tem quatro consulados gerais em cidades dos EUA (Newark, Nova Iorque, Boston e São Francisco) e outras 11 representações consulares.